Limpeza -1

Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira...



Embora pano macio e sabão neutro sejam os principais ajudantes para deixar as superfícies tinindo, cada uma pede cuidados específicos.

Texto Cecilia Arbolave | Reportagem visual Célia Hanashiro | Fotos André Fortes

Divulgação
De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos, o aspirador de pó assume o lugar da vassoura. 
Fonte- Casa.com.br
Porcelanato e Cerâmicas
Dia a dia: vassoura (ou aspirador de pó) e pano umedecido com detergente neutro funcionam bem. finalize com um pano seco. para a faxina pesada, utilize saponáceo cremoso ou líquido (a versão em pó do produto abrasivo pode riscar o acabamento) ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante. o mesmo procedimento vale para azulejos e pastilhas cerâmicas.
Manchasse água e detergente não resolverem, recorra à água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície – passe um pano macio.

Evite: solventes, materiais abrasivos (como palha de aço, polidor de prata e a parte áspera da esponja), produtos ácidos e alcalinos.

Pastilhas de Vidro e Porcelanato

Dia a Dia: apenas água e sabão neutro.

Manchas: como as pastilhas de vidro não são porosas, nunca ficam marcadas. também é raro as peças de porcelana mancharem, mas pode-se empregar saponáceo cremoso para eliminar gordura e água sanitária no caso de tinta de caneta.

 Evite:soluções à base de ácido fluorídrico e abrasivos.

Rejuntamento

Dia a diaapós 14 dias da aplicação, lave com água e detergente neutro ou com limpadores específicos para o material, indicados pelos fabricantes.

Manchas: se a sujeira acumular ou surgir mofo, lance mão de vinagre branco (puro ou diluído) ou de produtos apropriados para a limpeza da área de serviço – antes, porém, verifique na embalagem se a composição é indicada para revestimentos cerâmicos (se sim, é porque não agredirá também o rejunte). Conte com o auxílio de uma escova de dentes, dotada de cerdas de náilon. atenção: jamais esfregue com escovas de aço, pois, havendo corrosão, a argamassa ficará mais porosa, tornando-se vulnerável ao bolor.

Eviteágua sanitária e fórmulas à base de ácido.

Pisos Laminados

Dia a dia: vá de aspirador de pó (mas cuidado para não raspar a superfície) ou de vassoura de cerdas macias, seguida de pano úmido bem torcido com detergente neutro (ou soluções específicas para esse revestimento), acompanhando as réguas no sentido do comprimento.

Manchas: marcas difíceis saem com detergente e álcool. Nos casos de tinta, verniz e graxa, apele para aguarrás, tíner ou querosene e, posteriormente, use um pano umedecido com sabão neutro para remover a gordura.


Aguardem as próximas dicas.
Um abraço.

Comentários

  1. Estas dicas sobre limpeza são otimas

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de limpeza... estou aguardando as próximas dicas!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Instagram @denainteriores

Postagens mais visitadas