Banco Com Blocos de Concreto

Faça um banco com blocos de concreto e pontaletes de madeira

   Blocos de cimento, barras de madeira e futon. Eis os materiais básicos para criar um banco com visual rústico, perfeito para varandas e áreas externas, desde que alguma cobertura mantenha a peça a salvo da chuva. 

   Boa parte do trabalho exigido se resume a tratar a madeira – é essencial aplicar algum tipo de protetor, a exemplo do verniz. “O stain preservativo também pode ser uma alternativa interessante, já que tem efeito fungicida”, diz Takashi Yojo, engenheiro civil e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Se quiser reaproveitar pontaletes que já tem em casa, a dica para saber se eles estão em boas condições é pressionálos com uma chave de fenda – se a ponta da ferramenta afundar, descarte-os. Outra recomendação diz respeito ao comprimento máximo do assento: não deve ultrapassar 1 m, o suficiente para acomodar duas pessoas, totalizando peso de 200 kg. Para garantir que o móvel fique confortável, o ideal é que o futon tenha, pelo menos, 14 cm de espessura.
  Você vai precisar de: 4 pontaletes de 1,50 x 0,07 x 0,07 m*, 12 blocos estruturais (14 x 34 x 19 cm) de cimento, tinta acrílica – usamos a Decora Acrílica Premium, da Coral , Verniz ou stain – usamos o verniz Premium Plus, da Lukscolor , futon, argamassa, colher de pedreiro, rolinho de espuma e pincel.
                          
Pinte os blocos da cor que preferir – esta é a Conta Indiana (ref. 70 bg 31/332), da Coral.
                            
Aplique o verniz ou stain na madeira. Anote aí: estes pontaletes são de cedrinho, que apresenta preço relativamente em conta e suporta a carga calculada. Outros tipos de madeira podem ser usados em seu lugar, desde que sejam tão ou mais resistentes.
                       
Prepare a argamassa e aplique uma camada em uma das faces maiores de um bloco.
Fixe-o em um segundo bloco. Repita a operação, formando uma pilha de três peças. Monte uma segunda pilha igual e, com argamassa, una as duas pela lateral. a base do banco será formada por duas dessas estruturas, uma de cada lado. Encaixe os pontaletes nos furos dos blocos, deixando sobra de 5 cm para fora. O atrito entre a madeira e o concreto basta para que as vigas não deslizem.
FONTE - casa.abril.com
Obrigada pela visita. 

Comentários

Postar um comentário

Instagram @denainteriores

Postagens mais visitadas