Carl Larsson -Referência do Estilo Escandinavo

Carl Larsson nasceu no dia 28 de maio de 1853 em Estocolmo e sua veia artística apareceu cedo. Aos 13 anos, um de seus professores conseguiu persuadi-lo a se inscrever para uma vaga na Principskolan, uma instituição preparatória para a Academia de Artes.
Quando saiu da Academia de Artes, Carl trabalhou ilustrando livros, revistas e jornais. Além disso, passou alguns anos em Paris tentando se estabelecer como artista. Sua vida mudou no ano de 1882, quando conheceu Karin Bergöö em uma colônia de artistas escandinavos na cidade de Grez e decidiu trocar a pintura a óleo pela aquarela.
Karin e Carl casaram em 1883. Logo, entre os modelos favoritos das aquarelas de Carl, estavam sua família e a casa que ganharam do pai de Karin na cidade de Sundborn, chamada Lilla Hyttnäs.
A residência acabou virando um projeto mútuo dos dois e referência do estilo escandinavo. Nela, Karin, que também era artista, desenvolveu suas habilidades naturais como design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. As pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos lares de artistas mais famosos do mundo, lugar onde o estilo escandinavo sempre marcou presença.
Veja algumas de suas obras.
Canto Cosy
A Cozinha -1898
O quarto da mãe e das meninas
Flores na janela provavelmente de 1894 
Proscritos -1894
Preparando para jogo de cartas
O Studio
Café da manhã debaixo de um grande vidoeiro -1896

"A casa não está morta, mas viva e como todas as coisas vivas devem obedecer as leis da natureza, em contante mudança."
Carl Larsson
Obrigada pela visita.

Comentários

.

.

Postagens mais visitadas