Estilo Shabby Chic

Atualmente, uma das maiores e mais importantes tendências no universo da decoração é o estilo Shabby Chic. Graças a sua essência delicada, charmosa e feminina, ele tem conquistado cada vez mais espaço nas casas, transmitindo ao ambiente toques de romantismo. A inspiração do estilo Shabby Chic vem das antigas casas de campo da França e da Inglaterra, fazendo com que ele também tenha alguns traços bucólicos e nostálgicos.
A particularidade do estilo Shabby Chic está na combinação de peças e acessórios que contenham aparência antiga com outras de aspecto mais moderno. O próprio nome já indica essa mescla, já que seu significado é “desgastados chiques”. Esse termo foi criado por uma designer inglesa chamada Rachel Ashwell no fim da década de 1980. 
Cores fortes e vibrantes não se encaixam no estilo Shabby Chic. Para elabora-lo são necessários tons claros e suaves, como branco, pêssego, nude, rosa antigo, verde água, azul bebê, bege e lilás. Essas cores garantem o aspecto romântico e gracioso da decoração. Estampas xadrez, listradas e floridas também se adequam ao estilo Shabby Chic, desde que sigam as tonalidades citadas anteriormente.
Estilo Shabby Chic
As cortinas transformam os ambientes em lugares mais aconchegantes e acolhedores. As peças feitas com tecidos como musselina (ou musseline), organza e voil são leves e refinadas, oferecendo sensibilidade e doçura ao ambiente.
A pátina é um tipo de pintura decorativa que pode ser aplicada sobre móveis e acessórios de madeira, metal, gesso ou até em paredes. Com ela consegue-se criar um efeito de pintura envelhecida, caindo muito bem no conceito desse estilo. Sendo assim, aposte em mesas, armários, cômodas, cadeiras, molduras e outros tipos de produto que possuem esse tipo de estilização.
Cores fortes e vibrantes não se encaixam no estilo Shabby Chic. Para por em prática são necessários tons claros e suaves, como branco, pêssego, nude, rosa antigo, verde água, azul bebê, bege e lilás. Essas cores garantem o aspecto romântico e gracioso da decoração. Estampas xadrez, listradas e floridas também se adequam ao estilo Shabby Chic, desde que sigam as tonalidades citadas anteriormente.
Para compor o espaço, adote armários, prateleiras, balcões, mesas e cadeiras com aparência rústica. A madeira é um ótimo material para surtir esse efeito. Caso esses móveis sejam pintados de branco, acrescente na decoração utensílios, como copos, pratos, porta-temperos, panos de prato e potes, com as cores típicas do estilo Shabby Chic. Outra boa opção é incluir peças vintage na cozinha, aumentando ainda mais o aspecto bucólico e nostálgico da concepção. Arranjos florais naturais também são bastante bem-vindos.

  Obrigada pela visita.

Comentários

  1. Adorei o post e as imagens! É um dos meus estilos prediletos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Instagram @denainteriores

Postagens mais visitadas