Panela de Pedra Sabão

Congonhas/MG
As panelas de pedra-sabão são uma das mais antigas da história da culinária e têm a vantagem de durarem por muitos e muitos anos. Não possuem cheiro, não alteram o sabor dos alimentos e os mantêm quentes por longo tempo. Não são atacadas por ácidos e são bonitas.

 A natureza anti-aderente e a capacidade de reter calor por muito tempo são as características mais atrativas. Mas as qualidades não param por aí. Qualquer prato pode ser preparado na panela de pedra.: arroz, feijão, angu, carne de qualquer espécie, legumes, verduras. Entretanto, ganham sabor especial pratos de preparo mais demorado: feijoada, frango com quiabo, carne-de-panela, por exemplo.

 Esse utensílio libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês. A panela é comprada ''crua'', por isso a cor dela é clara. Entretanto, antes de ser utilizada, é necessário que ela seja preparada ou curada. Com este preparo ela pode ser usada na elaboração de suas receitas sem perigo de quebrar e suporta até 1.000°C. Esta técnica evita que o níquel (um mineral bastante tóxico) passe para a comida. 
 Após a cura a pedra mudará de cor, tornando-se mais escura, porém deixando em evidência os desenhos típicos da pedra. Caso a cor não fique bastante uniforme, pode repetir o tratamento. O uso e o contato com os alimentos irão de qualquer modo escurecer a pedra ao longo do tempo.

Obrigada pela visita.

Comentários

.

.

Postagens mais visitadas