Quanto Tempo Vive Um Terrário?

Recebi essa pergunta essa semana aqui no blog e resolvi responder com esse post.

O tempo de vida de um TERRÁRIO é extremamente relativo. Se receberem os cuidados adequados e se desenvolverem bem, podem durar muitos anos. Eles foram feitos para durar sem dar trabalho. Mas cada caso vai depender das condições do ambiente, do tipo de planta, cuidado recebido, tamanho do vaso, etc.
              Existem dois tipos de terrários, os abertos e os fechados.


Terrário aberto
Nos terrários abertos, podemos cultivar muitos tipos de plantas, desde que tenham a mesma necessidade hídrica. As mais comuns neste tipo de terrário são os cactos e suculentas, mas nada impede que sejam outros tipos de plantas. Nestes terrários a água evapora escapando do sistema e por este motivo, há necessidade de regas mais frequentes.
Terrário fechado
 Nos terrários fechados, via de regra, a umidade costuma ser alta. Assim, este tipo de terrário pede plantas que tolerem e de preferência apreciem a alta umidade ambiental. Nesta situação, o calor faz com que a água evapore e condense nas paredes do terrário, escorrendo depois para o substrato.
Depois de escolhido o tipo de terrário que você vai construir, leve em consideração o seguinte:
– As plantas, além de ter uma necessidade hídrica semelhante, devem ter necessidades de luz, fertilizante e tipo de substrato também iguais.
– As plantas devem ser um porte final (planta adulta), pequeno. Isso facilita não somente a manutenção, reduzindo as podas, como também é mais harmonioso no seu terrário, que comportará mais plantas, se estas forem pequenas e terá uma proporção mais adequada, dando o desejado efeito de mini-jardim.
– Combine plantas com diferentes alturas, cores e tamanhos de folhas. Se todas as plantas forem verdes e de folhas miúdas e com o mesmo porte seu pequeno jardim será entediante. Crie interesse ao usar plantas que se complementam nas cores e texturas.
– Locais bem iluminados permitem o uso de plantas com flores, já os mais sombreados e frescos são ideais para folhagens e musgos.
Obrigada pela visita! 💮

Comentários

.

.

Postagens mais visitadas